terça-feira, julho 19, 2005

À minha geração

A minha geração foi roubada dos clássicos. Tiraram-nos 2/3 da nossa Cultura. E nós achamos que éramos Modernos. Agora andamos a tentar pôr-nos a par. É tarde para mim. Envelheci mais depressa sem Eles. Perguntei muitas perguntas já perguntadas, respondi o mesmo que alguns, respondi diferente de outros. Não fui é nunca Moderno. Moderno é o que segue Clássico. E a mim roubaram-me os Clássicos. Nunca serei Moderno.
Serei talvez Pós-moderno. A ideia agrada-me. É snob qb. Têm a qualidade culinária que torna uma palavra desejável. Pelo menos o meu apetite é Pós-moderno. Eu explico: é numa primeira fase analítico, numa segunda fase sintético; primeiro descodifica as referências, depois constrói baseado nelas: Não mais a criação é vista como inspiração, senão como participação. Numa época; num movimento; numa facção.
Os Clássicos inspiravam-se. Havia mais ar, mais espaço. Tinham Tempo. Os Modernos inspiravam-se nos Clássicos. Menos ar, espaço e Tempo. Mais saber. Menos inspiração? Os Pós-modernos descodificam. Nunca serei Pós-moderno.
Eu não descodifico. Não é necessário. Basta saber todas as cifras, e todas as linguagens serão legíveis. O meu Universo é o do código binário. Não há mistérios no meu Universo. Qualquer um lê zeros e uns. No meu Universo não há Analfabetos.
A minha geração foi roubada dos Clássicos. Não somos Modernos. Não queremos ser Pós-modernos. seremos os Clássicos sem ar, Tempo e espaço. Vamo-nos inspirar em nós mesmos; criar a Nova República, desta vez sem cavernas, habitar Utopias do tamanho de continentes emersos. Pensar sem ter espaço para existir, procurar um Tempo perdido pelos que nos roubaram dos Clássicos. Que imensa perda de Tempo. 2/3 de perda de Tempo. Nunca serei Pós-moderno.

2 Comments:

Blogger maria said...

ainda sob efeito do choque, da surpresa, da expectativa que, finalmente, se vê concretizada, apetece-me brincar!
sim, isso mesmo, com o mau-feitio!
e as horas tardias em que vais dizendo que ainda não me tratas "mal", só porque tambem ainda não me conheces "bem"!
Pós-moderno snob qb... tens cada uma!! :) olha que aqui na santa terrinha há-os aos potes! ainda te ouvem!... os pós-modernos, os pós-modernos! (claro!) ufff, não fosse alguém pensar que falava de snob(eiras) e coisas do tipo!

Bom, e eu? que cifras conhecerei que me permitam ser alguma coisa que não apenas isto que me vou fazendo? uhm... o Tempo, sim, também a mim alguma força (talvez não muito) oculta me vem roubando O Tempo, faz-me falta e eu canso-o cada vez mais, de cada vez que atrás dele corro...

quarta-feira, julho 20, 2005  
Blogger paulo said...

Eu sou bruto. Gosto de coisas cruas, moles de pedra imensa, escarpas vertigem e mares revoltos. Eu sou também meigo. Gosto de Flores e doce de abóbra. Eu, a meio da minha vida, vi-me rodeado de extractos, citações, cotas, cópias truncadas. Isso chateou-me. Este texto é um bocejo de aborrecido que domina mal conceitos mas a quem apeteceu gritar a uma parede omnipresente.

quinta-feira, julho 21, 2005  

Enviar um comentário

<< Home