quarta-feira, setembro 19, 2007

Das Musas e da Literatura

A organização tende para a entropia. É uma daquelas Leis Sociais que aprendemos e usamos como o Código da Estrada. Infringimos quando ninguém está a ver. Ou quando sabemos que não faz mal. Ou porque toda a gente infringe. O que é certo é que é Lei. Como tal, absoluta, geral e abstracta. Há contra-medidas, mas em geral e concretamente, a sua absoluta certeza tem permanecido indesmentível. E quem disser o contrário mente. A permanência, que assombrou gerações, é, como no Camoniano, “Que não se muda já como soía”. O velho em mim acordou amargo, e pedalar ao oceano só me trouxe sal ( minto, mas ficou bonito ).

Há no entardecer deste Setembro uma doçura Outonal. A onda, que me nega o mergulho, dá-me brilho e música. Leio Faulkner, que Lobo Antunes já tinha lido 30 vezes, isto em 1994 ( cf. Nota introdutória de O som e a fúria, D.Q.md ), e há uma mudez partilhada entre mim e o livro. Eu só vou na segunda vez. E vai lento, como convida o inclinado sol que bate na areia na página e em mim.

Agora, com um violoncelo a forrar o armazém ( a minha mãe dizia Salão, que era mais pró fino; mas foi um armazém de arroz ) sinto saudades de um eu que fui, a devorar uma biblioteca municipal ( daquelas da Gulbenkian, que tinham tudo ); li os americanos por ordem; outros também. E fiquei, com uma dieta de 3 romances por semana, forrado por uns anos. Tenho saudades da Alice, que estava noiva, era linda e carimbava perfeitamente. A Literatura e as Musas.

6 Comments:

Blogger hora tardia said...

a literatura


e


Tu.



xy.


________________

num texto onde se te lê...


________________

quinta-feira, setembro 20, 2007  
Blogger hora tardia said...

:))))))))))))))

adoro os teus enganos....



bom fim de semana.


xy.

sexta-feira, setembro 21, 2007  
Blogger Frioleiras said...

Olá, olá, olá !...

Afinal, parece que não fiz fissura no sacro.... "tive" de ir a um ortopedista particular que, depois de eu ter feito um tac,concluiu q afinal o q parecia fissura era qlq coisa de congénito ...

Resumindo: Embora extremamente dorida e com pontos na cabeça... penso na próxima 2a feira retomar as minhas actividades habituais !

As angústias por que passei, a visão da solidão e da imobilidade , aliado ao que vi nos 2 hospitais por onde me internaram/transferiram ... doi-me imenso...
doeu-me fisica e espiritualmente...

Estamos inseridos numa sociedade atroz ... cada vez mais atroz, e egoista e nós próprios , confrontados com a precaridade da nossa existência... mais egoistas e afundados no dia a dia, sem olharmos à volta nem ter projectos sociais ou solidários para com os outros...

anyway,

voltei ao dia a dia, com a boca mais amarga e sentindo-me que me escondo, sempre,
sempre,
nas futilidades que escolhi...

Bjs a tds

Frioleiras

sexta-feira, setembro 21, 2007  
Blogger paulo said...

Mas escolheste. Foi-te dada opção. Assim, mesmo que duvides da escolha, da razão da escolha, dos resultados da escolha, sabes que exerces-te um direito de opção. Frivola? Fútil? Estive no teu blog agorinha a ver dois putos e uma bola. Não me parece que seja nada além de um acto de bom-gosto. E disso, eu gosto; E do velho Kurt; que é uma curte. Xi, e as melhoras que omiti antes.

sexta-feira, setembro 21, 2007  
Blogger hora tardia said...

new blogguer?

ai ai ai...desde quando?


:)
nice to seu you again.


beijos sorridentes.

("muso")

quarta-feira, setembro 26, 2007  
Blogger Frioleiras said...

lindo...
este teu texto,
belo...

sexta-feira, setembro 28, 2007  

Enviar um comentário

<< Home