quinta-feira, agosto 18, 2005

Homem Nau em Própria Cuna

Pela cabeça tratado
Como de cãibra ou ferida
Cuidadoso, medicado
Sigo indo pela vida

Doente de minha mais alta
Parte, orgulho magoado
Não, a mim não me faz falta
O esquecido e o perdido

Agora é grito que lanço
Como pedra a cão vadio
Já, hoje, sem balanço
Salto sem mirar vazio

Deixo p’ra trás o talvez
Curvo a recta, invento a vez
De ser eu em próprio espaço
De ser eu o meu abraço

Solto enfim do cais errante
Navego no meu destino
Tradição, o qu’era ante
Mim perdi, e está perdido

Vou enfim voo
A asa da gaivota nómada
Sem ter terra nem ilhota
Voo por fim vou

Mais, só quero luz e ar
Mais, só navegar
A jangada imaterial
O vazio temporal

Zero afinal é nada
E do zero não parti
Anda, anda, onda amada
De ti eu nunca fugi

Do algarismo ao número
Vou fundar nova colónia
Enche-la com mi memória
Prenche-la com meu húmus

Estou farto da lição técnica
Que a experiência me ensinou
Vou apalpar os futuros
Com mão de quem nunca amou

Basta, basta, basta
Findou o antigo eu
De tudo o que dele resta
Vou construir o que é meu

Tornear-me-ei tronco virgem
Em volutas de mão minha
Serei a táctica selvagem
De ser arma e ser rainha

Vou, irei, serei
Só não sei se amarei
Amarei em costa nova
Criada de minha Lei

É esta a palavra
Escrita como é próprio e bom:
Sou ser serei
E serei em próprio tom!

Outros, a entrada lhes é negada
Abram eles suas portas
Entre este zero e este nada
Vivo Eu com minhas Notas

Pautado este papel
Ele é minha sinfonia
Sem maestro nem orquestra
Sem procurar sintonia

Sou ser serei

Até um dia ser


Escala aberta como todas
Nego a mim o equilíbrio
Alma minha não perdoas
Pois nada te é devido

Não sou do nada partido
Sou inteiro e inda justo
Devo a mim o tempo ido
Não em preço mas em custo

Serei eu de mim batido
Templo de minha fé una
Ninguém mais esta convidado
Homem Nau em própria Cuna

9 Comments:

Blogger Cadelinha Lésse said...

... e o cão vadio é que paga as favas.

quinta-feira, agosto 18, 2005  
Blogger Cadelinha Lésse said...

Pois fica sabendo que é o cão vadio que encontra o velho osso. Alguém o disse e eu acredito.

quinta-feira, agosto 18, 2005  
Blogger paulo said...

É um cão metafórico. Sem raiva, sem pelo, sem nada, só uma imagem de um medo reprimido e repelido. Não te ofendas, são versos. disculpa...

quinta-feira, agosto 18, 2005  
Blogger Cadelinha Lésse said...

Um cão como eu, então! (não peças desculpa)

quinta-feira, agosto 18, 2005  
Blogger maria said...

Ir pela vida com cuidado...
(que falta pode fazer o que já se esqueceu?)
Saltar sem cair no vazio, uhm... sabe bem!

e se me deixasses a mim ser o teu abraço?
Navegar no próprio destino e orientar-lhe as velas...
para voar, por fim,

ah!... só se faz ao ar quem percebe chegada a hora de fazê-lo!

mas... afinal ...
queres Ser sozinho?

*
- hoje baralhaste-me - ou estou a ler-te intermitente e, por isso, perco-me nas linhas ou caio de uma palavra a baixo, estatelada no chão da releitura de ti -

quinta-feira, agosto 18, 2005  
Blogger maria said...

20 horas... talvez uns instantes menos.

Talvez o tempo corra
talvez a noite se espraie, lenta
talvez a minha alma voe...

e chegue, desperta, mais longe.
e Encontre Norte!

xi

sexta-feira, agosto 19, 2005  
Blogger paulo said...

A baralhação vem da idade. Este é um poema da minha fase A.M. Xi aussi.

sexta-feira, agosto 19, 2005  
Blogger maria said...

encontrar norte... mesmo com bússula teimosa, é possível encontrar O sentido. é, não é?
mas repara, qual baralhação de idade apenas... aqui viajarias por mar, eu só sei chegar-te de carro e digo, naquelas linhas, que talvez a minh'alma voe... ufff baralhada nisto ando eu! que ponho ao barulho tanto meio de transporte!

faltou-me o das carruagens,
o mais poético de qualquer deles...
numa composição feita a 8 "passos" e em trânsito decrescente!

novo xi * (assim é xi-estrelado)

sexta-feira, agosto 19, 2005  
Blogger maria said...

Viste?
o desvario está lançado: escrevi Bússola com dois us...

**
(nota da redacção: lá nos lobos à luz da lua, não nos deixam ser ave-de-rapina... fiquei chateada!)

sexta-feira, agosto 19, 2005  

Enviar um comentário

<< Home