quarta-feira, junho 14, 2006

Ena

Chove desalmadamente é Santo António a cinza do dia cobre o som de Bach. Sai-me a linha como de pesca de ideias assim estou sem tema sem cena sem nada que não seja a Suite triste que um velho recusou gravar até ser impossível adiar. Gravou-a numa Igreja Francesa como único lugar possível para um Russo gravar este Alemão. Há uma Europa de Música que é tão indesmentível como a consistência húmida deste fim de dia. Johann Sebastian Bach; Cello Suite Nr. 6 BWV 1012 D-dur; Mstilav Rostropovich. Ena.

Consequência lógica de fazer anos e dar de prenda por meu pai a mim o melhor som. O velho ficou feliz quando lhe mostrei os discos. Eu também. Há alturas que sofro de infantilismo. Mas são boas alturas, usualmente. Como esta de temperar a chuva esquisita com o som raro de um passado que tem tanto a ver connosco que impressiona. A música é um óculo virado ao ido. E trá-lo para perto; do ouvido e do peito.

Vira agora o disco; o de cima, agora a Nr. 2 BWV 1008 d-moll. Consequência da chuva, este tornar o D em d e o –dur em –moll. Devia ter prestado atenção quando me tentaram ensinar música. Não sei se Sto. António tinha ouvido, mas se tivesse, em Coimbra a olhar os olivais ou em Pádua a conversar com os peixes, assobiaria uma marchinha quando se sentisse feliz. Como em dias como este, em que Mão Santa faz chover um maná liquido sobre o Som dos Séculos. Ena.

7 Comments:

Blogger isabel mendes ferreira said...

"ENA"...........tá vivo....

não foi levado pela chuva...uff ainda bem.


e marcho-me....

não sem antes conversar contigo a língua dos peixes...

beijo.

quinta-feira, junho 15, 2006  
Blogger alice said...

um bom feriado, paulo

beijo-te,

alice

quinta-feira, junho 15, 2006  
Blogger Mãe said...

Fez-me bem ler-te. Aqui e lá...

quinta-feira, junho 15, 2006  
Blogger Mãe said...

Continua por aqui... e obridada por lá: Lindo.

quinta-feira, junho 15, 2006  
Blogger paulo said...

Of course, meu caro Vigário

sexta-feira, junho 16, 2006  
Blogger alice said...

espero que estejas bem, paulo

um beijinho,

alice

(sábado, 17 de junho)

sábado, junho 17, 2006  
Blogger isabel mendes ferreira said...

boa tarde Paulo....


agora posso vir sem que alguém pense que o faço para te "obrigar" a ires ao Piano.......


abraço.

domingo, junho 18, 2006  

Enviar um comentário

<< Home