terça-feira, setembro 06, 2005

Serve a Espera

Serve a espera de antecâmara
Ao que queremos do futuro
Mobilada a esperança-fera
Ambição de muro a muro

Sala ambulante, portanto
Caravana de ilusões
Tenda de circo ao relento
Abrigando multidões

Que futuro é já agora
Já depois do que escrevi
Quando agora é o que fora
Quando o longe é já daqui

Que o futuro não está
Depois de hoje, afinal
O futuro é para lá
E p’ra cá numa espiral

Serve a espera de antecâmara
Ao que queremos do presente
Mobilada a esta hora
E de movimento ausente

Sala quieta, portanto
Estátua fria, mármore branco
Á inércia monumento
Cena imóvel, vasto palco

Que presente nunca é
Nunca foi, jamais será
Que presente apenas é
Vácuo entre agora e já

Que o presente não está
No dia d’hoje, afinal
No presente nunca há
Nada que seja mortal

Serve a espera de antecâmara
Ao que vimos no passado
Mas passado, foi embora
E é caminho encerrado

Sala vazia, portanto
Sem nada que ver por dentro
Só janelas, sem paredes
Em que pendurar lamento

Que passado é para sempre
Já antes do que escrevi
Quando ontem ainda é hoje
Quando o fruto é já semente

Que o passado não está
Antes do hoje, afinal
Nunca está aonde estava
Mobilidade total

São meus olhos Mestre-Tempo
É meu coração sineiro
É de espera o movimento
Tinta não há no tinteiro

E o meu tempo sou eu
E as formas que quiser
E o destino faço-o eu
Com a voz do que disser

Encerro então esta espera
Também antes de esperar
Tenho gente que me espera
Termino aqui meu cantar

Tenho d’ir chocar de frente
Com gente que está lá fora
Que como eu não lamente
O tempo qu’é o de agora!

6 Comments:

Blogger mar revolto said...

Bonito cantar esse :)
Beijo

terça-feira, setembro 06, 2005  
Blogger Rita said...

escrito por ti, Paulo?

Gostei. *

quarta-feira, setembro 07, 2005  
Blogger paulo said...

Tudo o que aqui aparece, salvo quando digo o contrário, é meu. Fico contente que gostes dos meus versos. Xi.

quinta-feira, setembro 08, 2005  
Blogger batista filho said...

Fazes como uma boa cigarra: cantas!... e ao fazê-lo deixas um rastro de encanto ao teu redor.
Um abraço fraterno.

quinta-feira, setembro 08, 2005  
Blogger Geosapiens said...

...é bonito...muito...uma boa reflexão...muito interessante...e deu-me uma ideia...um abraço...

domingo, setembro 11, 2005  
Blogger maria said...

"Serve a espera..."
uhm

"E o meu tempo sou eu..."


...
e mais e mais e mais, como dizes por aqui, ou n'outros escritos, ou n'outros pedaços de coisas intuídas...
Sabes,
Há palavras juntas que me enchem as medidas!

*

quarta-feira, setembro 14, 2005  

Enviar um comentário

<< Home