quarta-feira, agosto 03, 2005

Figueira

E na estação nova olho mais uma vez os pombos e irrita-me a sua subesserviência; cabeças baixas a rezar a eventual migalha. Dantes, só havia pombos nas praças grandes. Fugiam das pessoas em bloco, com um som largo de asa e medo. Agora mendigam. Pobres pombos; pobres praças; pobres estações.
D'arrancada, depois da inevitável espera. Larga daqui, comboio, quero o Mondego à janela. Depois, os campos verdes de Montemor; quero ver garças hoje, comboio, quero ver garças; quero esquecer a servidão dos pombos.
Os campos de arroz agitam-se no vento em matizes de todos os verdes; um tapete.
Agora mar e praia, agora um vento de miséria que arranca a areia e a chuta para os olhos em pontapés de gozo.
E volto para trás; também já vi o mar.

7 Comments:

Blogger Cadelinha Lésse said...

tenho o mar ao fundo da rua. Toma...

terça-feira, agosto 02, 2005  
Blogger Cadelinha Lésse said...

Mas não deito a Figueira ao lixo. Aliás, devo lá voltar em breve! Prometo lembrar-me dos teus pombos

terça-feira, agosto 02, 2005  
Blogger paulo said...

Lembra-te antes das gaivotas; mesmo as de terra

quarta-feira, agosto 03, 2005  
Blogger Cadelinha Lésse said...

Há coisas melhores para me lembrar. Digo eu de que...

quarta-feira, agosto 03, 2005  
Blogger maria said...

o campo...
eu escolho sempre lembrar o verde e os diferentíssimos verdes que só ali, naquele campo, há!

eu gosto de pombos, até do ar maltrapilho desengonçado dos passitos apressados que dão, quando em vez de se fazerem altivos no voo, escolhem andar no chão.

gosto de tudo que é bicharada, talvez seja isso... o meu mal e o meu bem. Gosto até das pombas, que nada fazem, até já quase nem da Paz se guardam como imagem...

estou um bocadinho fechada em casa, demasiado...

Ontem devia ter ido ver o mar!

quarta-feira, agosto 03, 2005  
Blogger Cadelinha Lésse said...

Ver o mar faz bem, até às pombas!

quarta-feira, agosto 03, 2005  
Blogger paulo said...

é o que se chama de chave d'ouro

quinta-feira, agosto 04, 2005  

Enviar um comentário

<< Home