segunda-feira, março 12, 2007

Vou Beber a Primavera

Hesita o Eu, já primaveril, entre o cordeiro e o lobo; entre pastorear-se meigo entre as moitas e a urze, ou fazer tocaia rasgar pele comer. Assim é, assim sou, como o pendulo do relógio duvidando o percurso, adiando a badalada, fintando os desejos. Quero-me imóvel para não ter de escolher, mas escolhe-me a nuvem que me sombreia, o vento que me sopra, os odores a pólen e os zumbidos dos insectos. No Inverno morro entre o frio e o lume, na Primavera encolho-me com medo de ser.

Disseram-me: ou está eufórico, ou está deprimido. O senhor balança, é bom que se aquiete. E eu, que até sou gémeos, e que até sempre fui assim, refiz-me linear, evitando até estender o braço, não fosse perder o equilíbrio, o sano equilíbrio. Mas eu amo o excesso, e o excesso ama-me. Vou a Florença procurar a tumba dos amantes, deitar-me esperar o sono, enganar a morte, e morrer de novo, numa mistela de melancolia, agonia e sacrifício?

Não. Vou beber a Primavera. E se for o lobo, serei o lobo, se for o cordeiro, serei a vítima, ou não, como me souber a erva. Pastor não quero, já tive. Foi bom, mas agora quero o bucolismo sem mestra. Abelha selvagem, operária mas proletária, no panteão vermelho dos mortos de fome que morrem barricados sob os seus ideais.

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

meu querido paulo. ai que vontade de te chamar conde. mas em inho ;) para ser com ternura. obrigada por todas as coisas que tens dito. és um leitor muito atento. gostava de comentar-te com igual acutilância. um grande beijinho e até breve. já faltou mais... fica bem. um abraço.

segunda-feira, março 12, 2007  
Blogger isabel mendes ferreira said...

vou fazer uma enorme cena...:))))) ai ai ai ai...


(brinco)

e São é abreviatura de "poucos mais"...mas bons.

como Tu.
:))))


beijo primaveril.

______________!!!

terça-feira, março 13, 2007  
Blogger paulo said...

Alice: Chama-me o que quiseres, desde que não sejam nomes feios. Xi.

Mendes: Parabéns ( ainda não percebi bem o que ganhaste, mas vão na mesma ). Estou com um enorme problema. Tenho atacado o Lorca, mas ele é da planície árida, dos ocres e dos sofrimentos mudos que explodem quando atingem limites. Eu sou do declive e da água. Não sei se consigo fazer alguma coisa, como diria ele, digna. Tentarei. De qualquer modo, estou lendo e aprendendo. Xi. E não faças cenas! A não ser em Palcos ! Re-xi.

terça-feira, março 13, 2007  
Blogger isabel mendes ferreira said...

faço faço faço e ponto.


_____________________



faço.

:)))))))))))))))))))))



já volto.

quarta-feira, março 14, 2007  
Blogger isabel mendes ferreira said...

"maçante"??????????

_______________

:))))
_______________

raios e coriscos!!!!!!!!!!


já só volto a escrever para a próxima primavera.


Pim!

______________

beijo. aéreo.

quinta-feira, março 15, 2007  
Blogger paulo said...

Maçante, naquele contexto, era de massa ( devia ter escrito massante ) que é perciso esperar que fermente, que coza, que se torne pão. Era no sentido de não imediata, não no sentido de chata. Mil perdões, não torno.

quinta-feira, março 15, 2007  

Enviar um comentário

<< Home