terça-feira, fevereiro 21, 2006

Santa Cruz

Pede-me a tristeza um poema
A dor um verso que a amenize
A lágrima um lenço de palavras
A raiva um grito escrito em sangue

Pede-me a razão um porquê
Pedem-me as mãos que as use
Pede-me o coração uma arma
Diz-me a cabeça que não

De Timor banhado em sangue
Servo do fogo, pasto da ira
Ouço o choro contido, o som abafado
De mais um corpo que cai olvidado

Adeus, ó esperança que morres nas ruas de Díli
Adeus, ó canto de cisne do Império
Banhada pelo mar que te deu ao mundo
Nunca seu sal foram tanto as nossas lágrimas

Desculpa Timor tanto termos navegado
Mais uma vez não valeu a pena
Nas malhas que este império teceu
Enredaram teu coração, amortalharam-te a vida

Pátria imensa, a teus filhos deserdaste
Partiste ao mundo e não voltaste a casa
E agora a tua casa não é mais
Senão o fumo de teus pendões caídos

Porquê esta gesta carniceira?
Que demónio aparelhou aquelas naus?
Praias vermelhas de meu País
Tuas areias não são senão túmulos

Desculpa Timor tanto termos navegado
Desculpa mundo, os mundos que te demos
Adamastor nunca esteve só
E de seu cabo não nasceram esperanças

Cumpre este país de novo o seu destino
Carrasco da esperança, irmão do ódio
E o monstrengo rompante no seu corcel negro
Tem os cascos sobre pilhas de ossos

Porquê, ò belos soldados de Cristo
Não vos crucificamos nos mastros das caravelas?
Quem vos deixou partir a tal destino
Cheios da glória que em vão espalharam?

Ai mar azul, abre teu peito
Afunda o passado do meu povo
Cobre d’água as infames costas
Donde partiu a dor, o ferro, a morte

Ó ambição de meus avós
Ò cobiça, ganância, fome
Transfiguradas em Fé e em Império
Maldito é o teu berço e teu caixão

7 Comments:

Blogger Hata_ mãe - até que a minha morte nos separe Hugo ! said...

O teu blog é para ser lido, devagarinho, com muita calma, disfrutando palavra a palavra.
Tem aqui muita matéria interessante.
Gosto muito.

terça-feira, fevereiro 21, 2006  
Blogger Lagoa_Azul said...

Perdi-me a te ler...
Sem exageros

Boa tarde, bjs

terça-feira, fevereiro 21, 2006  
Blogger paulo said...

Mae: veio aqui ter pelo blog wadiRun, da Mendes Ferreira; no comentário que fiz mais abaixo, não era de maneira nenhuma minha intenção que se sentisse gozada; não é a minha maneira de estar aqui. Sim, uso ironia, sim, às vezes sem muita contenção, mas não foi o caso. Fui ao seu blog, compreendo ( se se pode compreender ) as suas dificuldades, e simpatizo. Abraço, e volte sempre

terça-feira, fevereiro 21, 2006  
Blogger isabel mendes ferreira said...

e a mim a tristeza pede-me o silêncio...a partida...a ida para nunca mais...
mas deixo o meu beijo sobre o verão que não é.


ao menos aqui....escreve-se...tão bem!

terça-feira, fevereiro 21, 2006  
Blogger isabel mendes ferreira said...

maldito o berço e o ninho das serpentes....



bom dia....sabedoria!

enorme.....xi.

quarta-feira, fevereiro 22, 2006  
Blogger sereno said...

bom dia e obrigada pelos parabens :)

o quadro `e de Luis Garcia, lindo nao `e?

beijo grande, muito grande!

quarta-feira, fevereiro 22, 2006  
Blogger Mãe said...

Triste, mas belo como sempre.
Sim, intimida.
Não tu. O que leio.
Intimida mas atrai. Magnetiza.

quinta-feira, fevereiro 23, 2006  

Enviar um comentário

<< Home