segunda-feira, janeiro 29, 2007

Jonathan

Um pedaço de céu azul entre as nuvens passeia lento em frente à minha janela. Lembro a história maravilhosa de Jonathan que num vale dos Himalaias encontra um solar definitivamente Britânico, equipado com uma colecção de Impressionistas magestosamente Francesa, e uma rebelde anti-chinesa absolutamente bela, fria e determinada. O Lord morre deitado na neve, olhando um pedaço de céu da cor deste, onde as nuvens são iguais às do Monnet que vai ser vendido para pintar uma neve igualmente branca de sangue invasor. E morre feliz, porque recusou um império e acredita que pode ajudar a derrubar outro. Em Português li-a no Tintin, há já muitos anos, acho que nunca foi para álbum. Em Francês, chama-se “L’ Espace Bleu Entre Les Nuages”, a Editora é a Lombard, a Colecção é “Jonathan”, o Autor o Imenso Cosey. Que é Suíço, como o seu Herói. Conheço 13 títulos, metade publicados cá, os outros fui arranjando, e suponho a maioria, se não todos, disponíveis. O meu favorito é o “Kate”. E fora desta colecção, se apanharem coisas como Zélie Nord-Sud, Saigon - Hanoï, ou Zeke Raconte des Histoires, ( estes dois últimos na Dupuis ) vão perceber porque é que um pedaço de céu me dá tanto gozo. E a Kate, já agora, é extraordinariamente Americana.

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

eu até agora jurava que o céu cabia todo na minha janela. mas se tu gostas de um pedaço. eu dou-te metade do meu. beijinhos, paulo.

segunda-feira, janeiro 29, 2007  
Blogger Sophie said...

... queria estar mais perto do céu e tocar nas nuvens, mas não consigo!

:)) XI

terça-feira, janeiro 30, 2007  
Blogger isabel mendes ferreira said...

não vai concordar.....mas é muito Rilke....o teu céu.




beijo.

terça-feira, janeiro 30, 2007  
Blogger paulo said...

O céu não é meu, Y.; é do Cosey. E li pouco Rilke, e só tenho um, e é prosa. Mea culpa. Mas vou ler.

terça-feira, janeiro 30, 2007  
Blogger isabel mendes ferreira said...

exactamente Paulo...desses céus que tu sabes sem saber que sabias...pressentindo porém....


como essa luz que te vem....do vestido da vida.


beijos.


até breve. então.



(obrigada...pelo Piano Tb)

quarta-feira, janeiro 31, 2007  

Enviar um comentário

<< Home