terça-feira, janeiro 16, 2007

É Suposto Dizer Sim ou Dizer Não

É suposto dizer sim ou dizer não. Eu digo que não sou eu quem tem de dizer. É uma decisão pessoal. Tem a ver com dois, pelo menos, futuros. Tem a ver com maternidade e talvez com paternidade. Não, não tem a ver com fé, esperança e caridade, nem com a precisão cientifica. Tem a ver com necessidade económica, pressão social, azar ou sorte. Não tem a ver com o meu voto.

Quer isto dizer que me abstenho? Não. O facto de não ser capaz de resolver uma equação de terceiro grau não me permite ignorar a matemática. O facto de um governo apoiado por uma maioria absoluta não ter coragem de legislar sobre esta matéria permite-me chamar ao seu primeiro ministro covarde, oportunista e escória da sociedade civilizada, mas não me permite votar a favor da criminalização do aborto.

Porque, não haja ilusões, se a sociedade, na sua grande maioria, não considera um comportamento como criminoso, esse comportamento deve ser descriminalizado. E vale hoje para o aborto, que é uma prática normal, e tem sido ao longo de toda a história. Polémicas à parte, semanas à parte, pequenos corações latejantes, Cristo e as criancinhas, falências políticas e trincheiras mediáticas à parte, trata-se aqui apenas de tirar aos tribunais uma competência que possuem: Mandar para a cadeia mulheres por crime de aborto.

Voto sim. Porque estive tão perto do aborto como toda a gente e conheço-lhe a cara suja, as maneiras insidiosas e o coração de fuinha. Deste aborto que temos. Há outros, claro. Mas estamos a falar do vulgar e comum. Voto sim porque só deve ser da esfera de todos o que não é da minha esfera. E, ironia a parte, a barriga de uma grávida é dela, é da sua exclusiva responsabilidade. E como disse acima, são dois futuros, pelo menos. Mas só uma responsabilidade. E voto sim, pronto.

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

uma temática que merecia a tua análise. gostava de ter essa coragem. chegar a um post e exprimir o que penso. mas não consigo. há palavras difíceis. aborto é uma delas. boa noite, paulo. um beijinho.

terça-feira, janeiro 16, 2007  
Blogger maria said...

Tinha escrito aqui um comentário imensoooo...
ao tentar publicar o dito... Tunga! O servidor estava em baixa, de folga, na hora do café, a dormir, sei lá o quê...
Sei que concluia eu, o dito comentário, afirmando que era capaz de ser chegada a hora de me atravessar lá em "minha casa"...
Pois pronto, assim seja, farei um post, como se tivesse este teu, por possível mote!

Estou contigo em quase tudo que aqui dizes e, quando não é bem assim que penso, no fundo, é em sintonia que "nisto" agimos!

terça-feira, janeiro 16, 2007  
Blogger Sophie said...

Talvez estejamos condenados a saber apenas que tem lugar um processo cujo resultado final é o milagre do recém-nascido; e que decidir até que altura se tem o direito de intervir nesse processo, e a partir de que momento já não é lícito fazê-lo, não pode ser esclarecido nem discutido.

XI

quarta-feira, janeiro 17, 2007  
Blogger isabel mendes ferreira said...

eu tb. Pronto.


voto sim Pronto.



só porque não te quero "amuado"....


e sim da renascença.


beijosssssssssssssss-:))))).

quinta-feira, janeiro 18, 2007  
Blogger isabel mendes ferreira said...

ah.........mas eu gostei. muito.



_______________


como sabes.


_______________


(e tens um "bonito" em bandida-bandida.blogspot.com)





Beijo. com papoulas.

quinta-feira, janeiro 18, 2007  
Anonymous Anónimo said...

o teu poema em y é lindo. sabes?

eu gostei muito. paulo poeta *

quinta-feira, janeiro 18, 2007  
Blogger Chama Violeta said...

Procura-se um amigo/a...

Não precisa ser homem,mulher:
basta ser humano, basta ter sentimentos,
basta ter coração.

Precisa-se de um amigo/a que diga
que vale a pena viver,
não porque a vida é bela,
mas porque já se tem um amigo.

Bom final de semana!!!!

sexta-feira, janeiro 19, 2007  
Blogger Rita said...

fui eu ontem à junta de freguesia, para tratar do meu cartão de eleitor, e a senhora diz-me que só posso fazê-lo depois do referendo.

durante os 60 dias anteriores ao acto eleitoral, não é permitido recensear ninguém, disse ela.

sábado, janeiro 20, 2007  

Enviar um comentário

<< Home